O QUE É CONTEÚDO?
Depois de muita conversa e muita mão na massa aqui no ESTUDIO GRAFENNO conseguimos definir que CONTEÚDO é a estratégia de marketing que emprega o conhecimento tecnológico do negócio na educação do seu público consumidor.
"- Ai, nossa, como assim?"
Vem comigo: conhecimento tecnológico envolve tudo o que o negócio conseguiu entregar de solução na forma de um produto ou serviço. Cada um do seu jeito, o negócio conseguiu transformar uma matéria-prima em uma oferta e é onde quero chegar: a estratégia de CONTEÚDO gerencia todo o conhecimento existente nesse processo. E afirmamos que todo negócio é riquíssimo em conteúdo.
Agora vamos olhar no detalhe para o que o negócio saber fazer, só que para o processo que resulta nas soluções. Sim, pois além do conhecimento tecnológico que ele possui sobre seus produtos e serviços, ele também tem sobre as ferramentas que utiliza na rotina, sobre os fornecedores parceiros, sobre metodologias que conferem boas práticas, sobre gestão, equipes, etc, etc e etc.
Imaginou a quantidade de matéria-prima? Dá para produzir muito conteúdo!
Vamos explodir seu cérebro? Imagine transformar esse montão de matéria-prima em conteúdos de texto, de vídeos, áudios, infográficos, tira dúvidas, manuais práticos...
Imaginou? Ótimo, porque a estratégia de CONTEÚDO tem o objetivo de fazer o seu público consumidor ser o mais informado possível sobre o seu negócio através dos conteúdos que você produz.
E nada melhor do que proporcionar uma jornada do cliente com cada etapa recheada de conteúdos riquíssimos para que o engajamento se transforme em um multiplicador de sucesso.
QUAL O OBJETIVO DO CONTEÚDO?
Bom, legal que conseguimos chegar na definição do que é a estratégia de CONTEÚDO, então agora vamos definir o seu objetivo.
E o objetivo da estratégia de CONTEÚDO é o de construir autoridade para o negócio dentro do seu nicho de atuação.
Não tem nada que inventar a roda, o lance mesmo é organizar a estrutura do que já existe na operação do dia a dia, desenvolver os materiais conforme a etapa e colocar para rodar. Todo o conteúdo gerado será direcionado para se comunicar com a persona identificada no planejamento.
A construção de autoridade através da estratégia de CONTEÚDO vai permitir para o negócio consolidar todo o seu conhecimento técnico, desde o mais simples e óbvio até o mais complexo, materializado em diferentes formatos que conseguirão dialogar com o seu público consumidor. Vai disponibilizar uma séries de conteúdos educativos e elucidativos para compartilhar e construir.
A construção de autoridade sustentada pela estratégia de CONTEÚDO é uma das mais poderosas que um negócio pode construir. Pois, além de envolver um custo interessante de produção, ela vai garantir a manutenção de uma audiência ativa e uma penetração de argumento dos diferenciais competitivos mais robusta.
Com isso, a estratégia de CONTEÚDO vai ter muito mais poder para conseguir influenciar seu público consumidor a escolher pela sua marca. Em um mundo altamente globalizado e digital, esta estratégia acaba sendo indispensável para uma planejamento de marketing.
O ESTUDIO GRAFENNO entende que estratégia de CONTEÚDO requer pontos chave de atenção para o desenvolvimentos dos materiais.
POR QUE USAR O CONTEÚDO?
Principalmente para aproveitar a transformação digital que o mundo está passando e não ficar para trás na nova forma de fazer vendas.
Hoje o comprador coloca a sua exigência de compra dentro da Internet e é nosso dever suprir essa demanda com a informação entregue no momento e local adequado. Sim, tem que fazer esse esforço, sim. Porque se já é considerado difícil conquistar o coração do público consumidor com a execução de um plano de marketing que utiliza a estratégia de CONTEÚDO, vai ser ainda pior para os negócios que não estiverem aplicando.
USE A ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
MONTE UM CRONOGRAMA
APLIQUE TÉCNICAS DO FUNIL DE MARKETING
DIVERSIFIQUE OS FORMATOS
SEJA INTENSO NO CONTEÚDO
COMO USAR O CONTEÚDO?
Racionalmente falando, a melhor forma de usar uma estratégia de CONTEÚDO num plano de marketing é através do ambiente digital.
Através dele é possível estabelecer toda a jornada do cliente, desde a captação do lead até a pesquisa de satisfação, para entregar uma experiência incrivelmente rica, ao ponto de influenciar seu público consumidor a criar provas sociais desta jornada.
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
CRONOGRAMA
ESTRUTURA TEXTUAL
PERSONAS
TIPOS DE CONTEÚDO
FORMATOS DE CONTEÚDO
POSTS
ISCAS DIGITAIS
GATILHOS MENTAIS
COPY
JÁ IMAGINOU?
Que todo o CONTEÚDO de um negócio saiu dos folders de apresentação e dos portfolios impressos?
Foi uma época de ouro, mas que tinha um empecilho imenso caso houvesse uma necessidade de ajuste. Se fosse em brochura, então, era preciso imprimir todo o calhamaço novamente.
A digitalização tem suas peculiaridades e gargalos também, mas hoje temos uma ferramenta incrível para nos ajudar com o conteúdo que produzimos em nossos negócios: o botão editar. Com ele ficou muito mais amigável o processo para a inclusão, exclusão ou mudança de algum item no material que queremos entregar aos nossos clientes.
Fora que esse conteúdo tem a possibilidade de ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias ao ano.
E em qualquer dispositivo conectado à Internet.